OS INCÔMODOS COMUNS DO PRIMEIRO TRIMESTRE DA GESTAÇÃO
A gestação promove profundas mudanças no organismo da futura mamãe, visando prepará-lo para o parto .Estas mudanças causam incômodos variados, que se manifestam no físico e no emocional, causando às vezes desconforto.
Vamos falar alguma coisa sobre estas ocorrências nos três primeiros meses:
ENJÔOS E VÔMITOS
São comuns, e devem ser superados com medidas simples: apoio psicológico e dieta fracionada (no mínimo seis refeições leves diárias).Deve-se evitar alimentos com cheiro forte ou desagradável, bem como procurar ingerir sólidos pela manhã (alimentos secos, tipo biscoitos e bolachas).
TONTEIRAS
Extremamente frequentes, são devidas a quedas transitórias da pressão arterial e a quedas nos níveis sanguíneos da glicose. Deve-se evitar lugares fechados e abafados, aglomerados humanos, exposições ao sol e permanecer muitas horas sem ingerir alimentos e
água.
SEIOS INCHADOS E DOLORIDOS
São consequência de ação hormonal, que tem o objetivo de prepará-los para produzir o leite e fornecê-lo ao bebê. São sintomas normais, que não devem causar preocupações. Em uma fase mais adiantada da gravidez, o médico irá orientar a paciente sobre como preparar os mamilos para amamentar.
NECESSIDADE DE URINAR FREQUENTEMENTE
É normal que o útero, ao crescer, apoiando-se sobre a bexiga, provoque a sensação de que a mesma está muito cheia. Isto causa vontade de urinar. É um sintoma normal, a menos que haja dor associada. Neste caso, comunicar ao médico, já que uma infecção urinária pode ser perigosa para o bem estar do embrião.
INTESTINO PRESO
É consequência de ação hormonal sobre a musculatura lisa do intestino. Devemos combater esta ação através de uma alimentação muito rica em fibras, para estimular o funcionamento intestinal, que deve ser diário.
SANGRAMENTO GENGIVAL
As gengivas, como todos os tecidos do corpo da grávida, ficam edemaciadas (inchadas).Havendo aumento da sua vascularização, podem sangrar com facilidade. Deve-se fazer uma boa higiene local, com uso de fio dental e escova macia, após toda ingestão de alimentos. Persistindo o sangramento, procurar o dentista. É IMPORTANTE FRIZAR QUE GRÁVIDA PODE TRATAR DE DENTES E GENGIVAS,QUANDO NECESSÁRIO.
ALTERAÇÕES DO SONO
É muito comum haver sonolência exagerada. Nestes casos, alguns períodos de repouso causam bem estar. Às vezes, ocorre insônia, e deve-se praticar relaxamentos e até buscar apoio psicológico.