SECREÇÃO MAMILAR
A queixa de secreção pelo mamilo constitui um dos principais motivos de consulta ao Mastologista. A descarga mamilar pode ocorrer em 50 a 70% das mulheres à expressão do mamilo. Na grande maioria dos casos, representa condições benignas, muitas vezes fisiológicas, sem necessidade de exames complementares ou tratamento específico.
O passo mais importante frente a um quadro de secreção pelo mamilo é a caracterização adequada deste material. Deve-se avaliar se a descarga é espontânea ou à expressão, uni ou bilateral, por um ou mais ductos, sua coloração e se há nódulo mamário associado.
O tipo de derrame papilar mais preocupante é aquele que ocorre espontaneamente, em uma só mama, através de um único ducto e com coloração aquosa ou sanguínea.
Na vigência de secreções mamilares, de qualquer tipo, é, portanto, imprescindível a avaliação de um especialista. Em alguns casos, a secreção se deve à própria ação dos hormônios femininos sobre a mama. Em outros, porém, a diferenciação entre patologias benignas e malignas se faz necessária.