CLIMATÉRIO E MENOPAUSA
O climatério é o período da vida da mulher que vai desde o final da fase reprodutiva até à velhice. É um período de intensas mudanças físicas e emocionais. A palavra climatério origina-se do grego klimacton, que significa crise. Apesar de toda crise contribuir para o crescimento psicológico das pessoas, recuso-me a considerar o climatério como crise. A cultura, principalmente a cultura sub-desenvolvida, foi quem criou o mito da crise.
Como falei, o climatério é um período de mudanças, porém não é a causa destas mudanças. Elas ocorrem por um imperativo biológico, e cabe a nós, ginecologistas, fazer com que as mulheres ultrapassem este período de suas vidas da forma mais saudável e mais prazerosa possível. Pode ser que muitas consigam transformar o climatério na fase dourada da sua existência, e este é um de nossos objetivos.
A mulher climatérica cumpriu parte de sua missão, seja profissionalmente, seja com relação à criação dos filhos. Nesta fase, deve estar preparada, física e emocionalmente, para novos vôos. Deve alimentar-se corretamente, praticar exercícios físicos, exercitar a mente, cuidar do corpo e do espírito, e, porque não, viver a sua sexualidade da forma mais satisfatória possível. Deve livrar-se dos padrões culturais da beleza jovem, e saber ser bela em todas as etapas de sua vida. Deve manter a sua auto-estima elevada e gostar de si mesma. Se a mulher não gostar de si mesma, como desejar que os outros gostem dela?
Nesta fase, todas devem compreender que medidas simples são suficientes para manter a saúde e preservar a qualidade de vida. A medicina já decifrou vários fatores de risco capazes de ameaçar as mulheres quando os seus ovários deixam de funcionar. Porque permitir que a pele se torne fina e sem viço? Porque permitir que as artérias sejam obstruídas a ponto de causar a morte por infarto ou derrame? Porque permitir que os ossos se tornem frágeis e as fraturas se sucedam como conseqüência de uma osteoporose que pode e deve ser prevenida? Porque permitir que a atividade sexual passe a ser um fardo ou uma obrigação, quando ela pode ser fonte de prazer por toda a existência? Porque deixar que as mulheres se privem dos benefícios da reposição hormonal, quando esta se fizer necessária , por ignorância ou desconhecimento?
Nossa proposta é que as mulheres climatéricas se organizem em grupos e se orientem com profissionais capacitados. Desejamos que cada dúvida seja discutida , esclarecida e possa ser o ponto de partida para novas conquistas. Tudo na existência necessita ser aprendido. Não podemos permitir que o desconhecimento possa ser causa de doenças e de sofrimentos.
Vivemos hoje a era da prevenção, e simples mudanças no estilo de vida, quando bem orientadas, podem reconduzir ao caminho perdido da felicidade. Que estas mudanças não sejam adiadas, que elas aconteçam já, antes que seja tarde.