O QUE É REALMENTE O CÂNCER?
O que é realmente o câncer?
De uma maneira simples, o câncer é uma doença causada por um crescimento anormal de células.
Todos os cânceres são iguais?
Cada tipo de câncer é uma doença diferente, com causas diversas e com evolução variável. Assim, cada tipo tem também tratamento diferente. Devemos lembrar que existem mais de 200 tipos de cânceres conhecidos.
Como se forma o câncer?
As células que constituem os diversos órgãos do corpo humano estão em permanente processo de reprodução ordenada . É este processo que permite que os órgãos cresçam, que as células velhas se renovem e que lesões as mais diversas, como ferimentos e cirurgias, sejam reparadas. Quando este processo de reprodução torna-se desordenado ,as células se multiplicam sem controle, formando os tumores benignos e os tumores malignos. Estes, são chamados de câncer.
O câncer de mama é muito frequente?
Estima-se que hoje, no Brasil, surjam 40.000 novos casos de câncer de mama a cada ano, e em torno de 10.000 mulheres morram anualmente da doença. Apesar de todos os avanços da medicina moderna, a taxa de mortalidade permanece elevada. Assim, a única maneira de baixar estes índices é a prevenção, ou mais propriamente, o diagnóstico precoce.
Quais são as mulheres que apresentam maiores riscos para a doença?
Sem dúvida são aquelas que possuem uma história familiar (filhas de portadoras da doença, ou com dois parentes de 1o grau afetados, principalmente).
Existem outros fatores de risco?
Sim. Podemos citar a primeira menstruação precoce, o primeiro filho tardio, a ausência de gestação durante a vida, a menopausa tardia e a obesidade .Os grandes fatores de risco são, porém, a história familiar e a história passada de câncer inicial ou de lesões pré-cancerosas.
A mamografia de rotina diminui a incidência de câncer de mama em uma população?
Mesmo que não diminua a incidência, diminui muito a mortalidade , porque as lesões identificadas precocemente podem, na maioria das vezes, ser curadas.
Quando uma mulher deve começar a realizar mamografias de rotina?
A Sociedade Americana de Cancerologia e a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendam a realização de uma mamografia de base entre os 35 e 40 anos de idade; dos 40 aos 50 anos, realizar mamografia anual ou bianual, conforme os fatores de risco; após os 50 anos, fazer o exame anualmente.
A alimentação pode influenciar no aparecimento do câncer de mama?
Existem vários estudos que associaram as dietas ricas em gordura ao câncer de mama. Há também estudos, embora estatisticamente questionáveis, que sugerem ser o consumo excessivo de carnes vermelhas outro fator de risco. Parece também que a ingestão de fibras, vegetais, frutas e leite de soja atue diminuindo o risco de contrair a doença.
O que se pode fazer, de prático, para evitar o câncer mamário?
Deve-se modificar o estilo de vida, investindo tempo na prática regular de atividades físicas, na busca de uma alimentação saudável e no combate permanente ao stress. Isto é a fórmula mágica para a manutenção da saúde, em seus múltiplos aspectos. Ao lado destas medidas gerais, fazer o auto-exame das mamas, a consulta ginecológica periódica e o acompanhamento mamográfico. Desta forma, com certeza, a mulher poderá prevenir-se de situações indesejáveis e até certo ponto evitáveis, como o câncer avançado da mama.