INFERTILIDADE

Cerca de 10% a 15% dos casais em todo o mundo são afetados pela infertilidade. Infertilidade ocorre quando um casal, por pelo menos um ano, mantém relações sexuais frequentes (pelo menos duas vezes por semana), sem usar nenhum método contraceptivo, e não consegue a gravidez. Nesse caso, deve-se procurar atendimento médico especializado, pois a maioria dos casos alcançará sucesso por meio de técnicas simples de tratamento, enquanto uma outra parte dos casais se beneficiará com técnicas de reprodução humana mais complexas, como a fertilização in vitro (popularmente conhecida como bebê de proveta).

Em cerca de 35% dos casos de infertilidade, a causa é puramente feminina; em 30% deles, a causa é masculina; em 20% a causa é mista e em 15% não se encontra um fator, mesmo por meio da maioria dos exames disponíveis.

São vários os tratamentos. O mais simples e barato é a indução da ovulação pelo uso de medicação, indicado, por exemplo, quando a mulher apresenta um distúrbio de ovulação (ciclos menstruais irregulares), sem nenhum fator masculino associado.

A inseminação intra-uterina é também um método simples e de custo acessível. É indicado para mulheres com endometriose leve, mulheres com problemas relacionados ao colo do útero, indicado também quando há uma pequena alteração de causa masculina ou quando não se consegue identificar a causa do problema. O sêmen do parceiro deve ser preparado em laboratório especializado para que se obtenha sucesso. Caso contrário, não há benefício algum.

Quando o problema é uma obstrução nas trompas ou grave fator masculino, até mesmo se o homem tiver feito uma vasectomia anteriormente, existe hoje a Fertilização In Vitro, dando esperança a muitos casais antes impossibilitados de realizar o sonho de ter um filho.

Basta a investigação apropriada, a identificação da causa e tratamento adequado, resultando em possibilidade de grande sucesso. É muito importante ressaltar que a idade é fator fundamental e quanto mais nova for a mulher, maiores serão as chances de sucesso com o tratamento.